
Com a chegada da pandemia em 2020, a presença virtual dos artistas e fazedores de cultura tornou-se essencial. Expor trabalhos na internet é a maneira pela qual a arte está resistindo e existindo nesses tempos. Para além do período pandêmico, o mundo virtual democratiza o acesso à arte e cultura, saindo do elitizado ambiente da galeria de arte para ocupar outros espaços acessados por um grande número de pessoas.
Nesse contexto, surge o Museu Virtual de Arte de Boipeba, MUBO, um acervo virtual privado sem fins lucrativos, idealizado pelo artista Cândido com o objetivo de se tornar uma grande fonte de pesquisa histórico/cultural da Ilha de Boipeba, lugar conhecido pela natureza exuberante e esquecido culturalmente, proporcionando à comunidade o acesso à arte, cultura e valorização das manifestações folclóricas tradicionais.
Para isso, o MUBO vem com a proposta de expor trabalhos dos vários artistas locais, incentivando visitas aos seus ateliês e divulgando seus nomes para além da ilha, fomentando, assim, a comercialização de suas obras e trazendo desenvolvimento econômico através da arte.
Levando em consideração a potência de Boipeba como destino turístico, o MUBO atua como um atrativo turístico virtual, acessado antes da viagem, onde o visitante poderá conhecer os trabalhos artísticos feitos na ilha, programar visitas aos ateliês e galerias, pesquisar sobre a cultura local e conhecer o patrimônio histórico. Um verdadeiro mapa das artes interativo que visa fomentar o turismo cultural e, com isso, estimular, no futuro, a realização de festivais, feiras e eventos ligados à cultura.

CONTATO

CRÉDITOS
IMAGENS DO SITE
Carlos Pereira
Cristina Cenciarelli
Isabella Matosinhos
Maria Novoa
Ronaldo Franco
INFORMAÇÕES CULTURAIS
Josélia Regis
Marcos Ferreira
Wesley Magno
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIAS, M. H.; CARRARA, A. A. Um lugar na História: a capitania e comarca de Ilhéus antes do cacau. Ilhéus: UESC, 2007
IPAC (BA). Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. IPAC-BA - Inventário de proteção do acervo cultural: monumentos e sítios do Litoral Sul. 1ª. ed. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1988. v. 5.
BANDEIRA, Luís Alberto Moniz. O feudo: a Casa da Torre de Garcia d’Ávila: da conquista dos sertões à independência do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
CARVALHO, C. A. Caretas e Zambiapungas: a influência centro-africana na cultura do baixo sul e a história da região. Orientador: ProfªDrª Marina de Mello e Souza. 2020. 261 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
SANTOS, S. A. Nos terrenos arenosos e no infame comércio: os desdobramentos do fim do tráfico transatlântico em Valença (Bahia, 1831-1866). Orientador: ProfªDrª Hebe Mattos. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=35789&view=detalhes
Acesso em 16/03/2021
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/cairu/historico
Acesso em 16/03/2021
http://mapa.an.gov.br/index.php/component/phocagallery/category/3-galeria-de-imagens-da-home?Itemid=0
Acesso em 17/03/2021
IDEALIZAÇÃO, CURADORIA, PESQUISA E PRODUÇÃO
Rafael Cândido