top of page

SOBRE

O MUSEU

Com a chegada da pandemia em 2020, a presença virtual dos artistas e fazedores de cultura tornou-se essencial. Expor trabalhos na internet é a maneira pela qual a arte está resistindo e existindo nesses tempos. Para além do período pandêmico, o mundo virtual democratiza o acesso à arte e cultura, saindo do elitizado ambiente da galeria de arte para ocupar outros espaços acessados por um grande número de pessoas.

Nesse contexto, surge o Museu Virtual de Arte de Boipeba, MUBO, um acervo virtual privado sem fins lucrativos, idealizado pelo artista Cândido com o objetivo de se tornar uma grande fonte de pesquisa histórico/cultural da Ilha de Boipeba, lugar conhecido pela natureza exuberante e esquecido culturalmente, proporcionando à comunidade o acesso à arte, cultura e valorização das manifestações folclóricas tradicionais.

Para isso, o MUBO vem com a proposta de expor trabalhos dos vários artistas locais, incentivando visitas aos seus ateliês e divulgando seus nomes para além da ilha, fomentando, assim, a comercialização de suas obras e trazendo desenvolvimento econômico através da arte.

Levando em consideração a potência de Boipeba como destino turístico, o MUBO atua como um atrativo turístico virtual, acessado antes da viagem, onde o visitante poderá conhecer os trabalhos artísticos feitos na ilha, programar visitas aos ateliês e galerias, pesquisar sobre a cultura local e conhecer o patrimônio histórico. Um verdadeiro mapa das artes interativo que visa fomentar o turismo cultural e, com isso, estimular, no futuro, a realização de festivais, feiras e eventos ligados à cultura.

Contato00
Contato

CONTATO

Mensagem enviada!

CRÉDITOS

IMAGENS DO SITE

Carlos Pereira

Cristina Cenciarelli

Isabella Matosinhos

Maria Novoa
Ronaldo Franco

INFORMAÇÕES CULTURAIS

Josélia Regis

Marcos Ferreira

Wesley Magno

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIAS, M. H.; CARRARA, A. A. Um lugar na História: a capitania e comarca de Ilhéus antes do cacau. Ilhéus: UESC, 2007

IPAC (BA). Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. IPAC-BA - Inventário de proteção do acervo cultural: monumentos e sítios do Litoral Sul. 1ª. ed. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1988. v. 5.

BANDEIRA, Luís Alberto Moniz. O feudo: a Casa da Torre de Garcia d’Ávila: da conquista dos sertões à independência do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

CARVALHO, C. A. Caretas e Zambiapungas: a influência centro-africana na cultura do baixo sul e a história da região. Orientador: ProfªDrª Marina de Mello e Souza. 2020. 261 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

 

SANTOS, S. A. Nos terrenos arenosos e no infame comércio: os desdobramentos do fim do tráfico transatlântico em Valença (Bahia, 1831-1866). Orientador: ProfªDrª Hebe Mattos. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=35789&view=detalhes
Acesso em 16/03/2021

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/cairu/historico
Acesso em 16/03/2021

 

http://mapa.an.gov.br/index.php/component/phocagallery/category/3-galeria-de-imagens-da-home?Itemid=0
Acesso em 17/03/2021

IDEALIZAÇÃO, CURADORIA, PESQUISA E PRODUÇÃO

Rafael Cândido

bottom of page